Produção de Conteúdo
Os canais de comunicação empresariais, sejam eles internos ou externos, online ou offline, são instrumentos fundamentais na divulgação da imagem das organizações. Eles funcionam como ferramenta de informação e integração com os diferentes públicos de uma empresa.
O serviço de produção de conteúdo engloba a concepção, o planejamento, a pesquisa, as entrevistas, a produção de reportagens, redação e edição para as principais publicações corporativas existentes no mercado: conteúdos para sites, revistas, jornais, boletins, jornal mural, e-mail marketing, texto para blogs, relatórios, folders e textos institucionais (destinados a público externo e/ou interno).
Alguns cases trabalhados por Joana Carvalho nesta área:
GLOBO (2016 - 2018):
Desafio: Dar continuidade ao trabalho realizado há mais de 5 anos pela equipe da H+ Conteúdo com a Globo, implementando e tocando a comunicação online do Globo Teatro, do programa 'Como Será', das iniciativas do Globo Universidade, do projeto Criança Esperança e das demais iniciativas institucionais e de Responsabilidade Social da Rede Globo.
O trabalho: Planejamento e atualização diária de todos os canais digitais de cidadania da Rede Globo e dos projetos institucionais. Produção de estratégias pontuais de ações especiais da emissora, além de acompanhamento diário dos conteúdos da TV.
Resultados: Os programas e iniciativas ganharam visibilidade com o material disponível online. Alguns conteúdos criados pela H+ para o site foram transferidos da Web para a TV.

PROGRAMA 'COMO SERÁ?' (2017 - 2018):
Desafio: Em 2014, o programa que representa a área de Responsabilidade Social na TV passou por uma reestruturação, ganhando novo nome e formato: ‘Como Será?’. A H+ foi contratada para produzir todo o conteúdo do site e das redes do novo programa. Em 2017 e 2018, Joana atuou na coordenação e produção direta de conteúdo para os canais do ‘Como Será?’.
O trabalho: Atualização diária do conteúdo do site do programa, além de criação de planejamento criativo e interativo para os diferentes canais digitais do ‘Como Será?’.
Resultados: Grande visibilidade online do programa ‘Como Será?’, interação com páginas principais da Rede Globo, além de criação de quadros próprios do programa no ambiente digital.

NO PONTO CERTO (2013 - 2014):
Desafio: Criar um projeto integrado de comunicação para o projeto No Ponto Certo, desenvolvido pelo CIEDS para o Rio Ônibus, por meio da Universidade Corporativa do Transporte. O desafio foi lançado em atendimento a um decreto municipal, que determinou que os motoristas de ônibus da cidade do Rio de Janeiro fossem submetidos a um programa de monitoramento e controle de conduta. A primeira fase do projeto contou com a participação de 7.500 profissionais.
O trabalho: Além da criação do nome “No Ponto Certo”, Joana e a equipe da H+ Conteúdo desenvolveram um plano 360º, que incluiu ações em diferentes frentes: hotsite, vídeos, perfis nas redes sociais, informativo para os motoristas, cartaz, busdoor, folder, aplicativo para engajamento da população na iniciativa, infográfico, entre outras propostas.
Resultados: O aplicativo teve grande adesão da população, interessada em contribuir para a evolução do serviço de transporte de passageiros por meio de ônibus. No hotsite e nas redes sociais, a participação dos próprios motoristas também comprovou o interesse deles em participação da ação. Os vídeos, produzidos inicialmente apenas para as ferramentas de comunicação, também foram usados nas oficinas colaborativas com os profissionais.
